O INESPERADO SILVA PINTO

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A rotina destrambelha o encanto, a monotonia alquebra o entusiasmo - divaga antítese pueril da madrugada e confusão propagadora das delícias, e ocasionais desprazeres, da conduta sem regramentos intensos em que a nossa existência, centrada na razão contra as hostilidades mundanas, capitula ao inusitado. A história da humanidade, de eleitos a pobres mortais, escancara zilhões de imprevistos, fontes de realizações do sublime ao grotesco. Ontem, hoje e sempre.

Johnny Alf, quintessência musical, sapecou pérola rara na letra antológica da irremediavelmente bela Eu e a Brisa: -"... pois talvez, quem sabe, o inesperado faça uma surpresa...". Craque!!! Conciso, ao inspirar tratado suscetível a interpretações variadas despertou-me de letargia para ratificar a genialidade atemporal do Rapaz de Bem e escudar-me em visitas do inesperado históricas perante extremistas MMM da objetividade.

312. Disputas no Império Romano durante a tetrarquia - dois Augustos seniores, do Ocidente e do Oriente, secundados por Césares juniores - conduziram à guerra os imperadores Magêncio e Constantino, que no curso de árdua campanha marcharam os respectivos exércitos para a batalha decisiva na Ponte Mílvio, sobre o rio Tibre, em Roma.  Relatos contam que no dia 27 de outubro, véspera do embate, a visão da Cruz de Cristo nos céus encimando o dístico In Hoc Signo Vinces - neste sinal vencerás - e sonho posterior em que Deus orientava-o a vencer os inimigos, fizeram Constantino ordenar a marcação da Cruz nos escudos de suas tropas, derrotar Magêncio, converter-se à fé cristã e oficializar no Catolicismo a religião do Império.

1926.Primórdios da indústria fonográfica e do jazz, jovem instrumentista de Storyville - agitada zona boêmia de Nova Orleans - grava em estúdio acompanhado do memorável Hot Five. Atacam os acordes de Heebie Jeebies, associado o som instrumental à peculiar rouquidão de Louis Armstrong Satchmo, nome do trompetista-intérprete.  Surpresa! Meio da gravação desaparece a letra aposta à partitura, e para salvar o registro ele encaixa sonoridades desconexas no lugar de palavras. Acabava de ser inventado o scat singing, recurso vocal depois imortalizado no canto jazzístico.    

1953. Seis de janeiro, Manhattan, rola a celebração do aniversário de Lorraine numa casa noturna, marido simpático recepcionando os convidados na entrada. Intencionalmente de folga para homenagear a esposa, Dizzy Gillespie- no auge do bebop com Charlie Parker - lá pelas tantas descobre o próprio trompete amassado por algum desastrado. Sem reclamar ele toca o instrumento, sendo surpreendido pelo ineditismo sonoro da campana inclinada que a partir dali marcaria a persona de Dizzy - falecido quarenta anos depois, em 1993, exatamente num seis de janeiro.                  

2017. Nota de Convocação - Pré-Encontro - AMAN 45 Anos, divulgada nesta semana, sugere prévia programação carioca a critério de interessados. Generosa no incentivo ao turismo incidental de não residentes no Rio, a objetividade cirúrgica da Nota logo atraiu as atenções, inclusive a deste contumaz distraído, que já nos estertores do informativo paralisa na leitura do Grupo Gestor/RJ: Fulano, Beltrano, Sicrano e ... Silva Pinto. Silva Pinto??? Desligado na AMAN, alterego do Pimpim, dedo nervoso? No vaivém de hipóteses aventadas, assoma definitiva certeza: o inesperado rides again.  

 Na visão de Constantino, na gravação de Heebie Jeebie, na amassadura do trompete de Gillespie ou na referência ao intrometido Silva Pinto, transparece o elo comum da visita do inesperado de Alf, mais presente do que se imagina na vida humana.   

Poderia mencionar infindáveis exemplos. Como o do jovem cadete 3M que abduzido por misteriosas forças ocultas - revelação, visão intercósmica, extraterrestre do Membeca? - logo declarada paixão eterna à Rainha migrou com balangandãs e coração, este mais que aqueles, para o panteão cavalariano do ferro e aço, fogo e balaço.   

Como é que pode? Perguntem ao Silva Pinto.

 

Rio de Janeiro, 18 de março de 2017.

Dom Obá III, atento ao Senhor Inesperado