Espadim de 1969

Espadim 1969

Enfim, a Formatura!

Tu MMM 72

NÓS SOMOS BÚZIOS DESDE CRIANCINHAS

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Tão badalado quanto cafofo nova-iorquino ou cobertura de frente para o mar do Leblon, o gênero emotivo “estado de espírito” alumia o mapa da mina de atitudes momentâneas – sendo difícil de explicar, mesmo quando capturado por sensores quânticos de fazer padre missionário largar batina e boêmio fortalezense adentrar retiro monástico na Sibéria. Doutora honoris causa na categoria nicho sentimental, consagrada em sessão solene pelo CIAF (Comitê Independente de Amizades Fraternas), a Pioneira gabaritou na plenária deste mês, adornada por reminiscências e expectativas de joviais anciães, habitués mensais de conversas (a) fiadas no balneário decadente da Urca.  
    
    Dolorosa e recente ocorrência, a partida do Kobra instaurara comentários gerais sobre o inesquecível Eterno Herói artilheiro, ícone imorredouro de memoráveis passagens da Turma que ele amava de paixão. Nós te evocamos, saudosos, querido amigo 715 / 303. Preparar!    

    Inebriados sob o bondinho do Pão de Açúcar, da Praia Vermelha e de belezas naturais que transportam o pensamento a paragens idílicas, motivaram-se os Pioneiros presentes ao encantamento tardio de ter Búzios aos seus pés, seduzida pelo charme discreto da MMM. Assim, com a mente voltada à lindíssima Baía de Guanabara envolta pelas águas do Atlântico Sul, me acorreu indagação de confrades injustamente criticados: “Onde fica essa Costa do Sol?”. Creiam os meus parcos leitores, logo acolhi a dita pergunta e, instado pelo desapreço ferino de consenso virtual, decidi pesquisar para contra-atacar.

    Existem incontáveis costas litorâneas celebradas ao redor do planeta, todas de tirar o fôlego por seus deslumbrantes encantos: Costa do Adriático, Costa Amalfitana, Costa da Andaluzia, Costa Maya, Costa Verde, Côte d`Azur – neste instante, fragmentos históricos excitaram-me as sinapses carcomidas. Na minha adolescência querida, que os anos não trazem mais, a Costa Azul, na Riviera Francesa, era o sonho de consumo de onze entre dez amantes da beleza fundamental – aquela das feias que me perdoem, do poetinha Vinícius. Em matéria de glamour, a praia de Saint-Tropez representava a cereja do bolo, simbolizada na mansão de La Madrague em que residia a divina Brigitte Bardot, então no auge da fama. Para encurtar o relato, saibam os distraídos da história que, em 1963, apaixonado pelo franco-marroquino Bob Zaguri, ela arremeteu de mala e cuia para o Brasil, ou melhor, para uma desconhecida vila de pescadores chamada Búzios, que dali em diante tornou-se sinônimo da sofisticação de viver.  

     Se a Costa do Sol é o derrière, Búzios é a face luminosa do Astro-rei, há mais de seis décadas atraindo visitantes a belíssimas praias, recantos, restaurantes, prática de esportes e passeios imperdíveis na Rua das Pedras, Sem nenhum desdouro para Arraial do Cabo, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba, Iguabinha, Praia dos Anjos, Tucuns e áreas menos votadas da Costa Ensolarada, perguntem onde a Orla Bardot, a estátua da BB e um estado de espírito singular imortalizam os dias felizes da esplendorosa deusa numa antiga aldeia pesqueira.    

     Portanto, recorro à Egrégia Corte Pioneira para atualizar o lead institucional do próximo Encontro, de EN 2025 – COSTA DO SOL para RUMO A BÚZIOS / 2025.

     And, last but not least convidar a musa de nossas melhores fantasias juvenis a revisitar Búzios nos respeitosos braços e abraços da Intrépida Turma. Fala, ó Supremo Guardião!

    Acho que Madame Brigitte gostará da homenagem. Ponto para Jean Meirelles (*)       

    Viva Búzios! Viva Brigitte Bardot!

       (*) Pela ordem, os participantes da exitosa plenária Pioneira da sexta-feira, 10 de janeiro.

- INT: Alcântara, aplaudido pelo expressivo número de intendentes presentes (Cereigido, Fazza e Genú); ART: Meirelles, Ivan, Rubão, representando Saint-Pierre du Village, e Newton Müller, direto de POA; INF: Ângelo, o Censor da Boa Esperança, Mellinho, acompanhado de Dona Jane, Henrique Porreta, direto da Boa Terra e Dr Cardoso, valiosíssima fonte histórica paraquedista há mais de meio século; MB: Monsieur Derré, único Légionnaire da Turma, e Dr Letra, from Nikiti. Lamentavelmente, Comunicações e Engenharia não se fizeram representar, enquanto a Cavalaria escalou um velho sargento de milícias incapaz de encantar os circunstantes. Pena!     

Rio, janeiro, 12, 2025.

Nilobá I. Búzios, here we go!

Nosso Patrono

Marechal Mascarenhas de Moraes

Login da Turma

Caro integrante da Tu MMM 72 seu usuário: nome de guerra na AMAN e sua senha inicial é nome de guerra + nr de cadete. Efetue Login e altere sua senha:

Formando líderes para o Brasil!

Aniversariantes

  • 1  PAULO FERREIRA DOS SANTOS
     PAULO FERREIRA DOS SANTOS 74
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 2  DARIO DIAS TEIXEIRA
     DARIO DIAS TEIXEIRA 78
     
    * Daqui a 2 dias!

  • --------------------------------------------

  • 2  AGENOR SAMPAIO
     AGENOR SAMPAIO 78
     
    * Daqui a 2 dias!

  • --------------------------------------------

  • 2  AMAURY SCANONI DE OLIVEIRA
     AMAURY SCANONI DE OLIVEIRA 80
     
    * Daqui a 2 dias!

  • --------------------------------------------

  • 3  JOAQUIM CARLOS BAPTISTA SERRAZES
     JOAQUIM CARLOS BAPTISTA SERRAZES 77
     
    * Daqui a 3 dias!

  • --------------------------------------------

  • 4  JOÃO BATISTA MONTEIRO JUNIOR
     JOÃO BATISTA MONTEIRO JUNIOR 75
     
    * Daqui a 4 dias!

  • --------------------------------------------

Feed de Notícias

Alexandre Garcia

O conhecido e respeitado comentarista político Alexandre Garcia é Voz na Gazeta do Povo. Acesse e leia suas análises exclusivas!

Blogs da Tu MMM 72